Redes Sociais Integradas e difusão de informações: compreendendo a circulação da informação em social games

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14557

Resumo

O trabalho busca apresentar uma reflexão de como a rede social dos social games é constituída a partir de uma discussão referente aos mecanismos de difusão de informações do jogo. Para isso, realizou-se uma observação participante e a aplicação de um questionário respondido por jogadores de social games do Facebook visando entender como as informações sobre o jogo são disseminadas no próprio jogo e na rede social que dá suporte ao social game. Ao observar esses fluxos de informações, percebemos que há uma rede social integrada (do jogo) à uma rede social maior (no caso, do site do Facebook). Em ambas as redes verificamos certas afetações com a dinâmica peculiar de cada uma. Além de constatar que a rede do jogo acaba se beneficiando do acesso fácil a ferramentas de interação, na medida em que os jogadores podem usar a rede principal para obter benefícios para a rede integrada, observamos que o mecanismo de difusão de informações dos social games parece configurar novos valores também na própria rede maior do Facebook. Palavras-chave: Redes sociais. Difusão de informações. Social games. Redes sociais integradas. Link para o texto completo (PDF) http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/21910/14311

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo - pela Universidade Católica de Pelotas (2007) e em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2006).

Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2008), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e repórter - WAVE Magazine.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos