Informação, conhecimento e capitalismo: uma abordagem dialética

Autores

  • Rodrigo Moreno Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Filipe Oliveira Raslan Universidade Estadual de Campinas
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14909

Resumo

Este ensaio aborda o papel da informação e do conhecimento ao longo do desenvolvimento do modo de produção capitalista, especialmente na atualidade, quando ganham popularidade termos como sociedade da informação e do conhecimento, economia do conhecimento, capital intelectual e capital humano. Nosso ponto de partida será a apresentação de alguns fundamentos da dialética materialista, filosofia precursora da investigação das relações entre capital e conhecimento. Indo além da luz lançada por Marx sobre essa obscura problemática, esse texto também destaca algumas teorias de autores contemporâneos que, partindo das concepções marxistas, tentam explicar a realidade do século XXI a partir da subsunção, em maior ou menor grau, do trabalho pelo capital. Essa perspectiva permite afirmar que a dominação das condições de trabalho no modo de produção capitalista avança a passos largos em busca da apropriação privada do intelecto geral. Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Capitalismo. Dialética materialista. Apropriação privada do intelecto geral. Link para o texto completo (PDF) http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/420/322

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Moreno Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Filipe Oliveira Raslan, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas gerais

Pós-doutora pelo Laboratoire dÉtudes et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (LERASS) da Université Paul Sabatier- Toulouse III-IUT- França. Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos