Análise acerca da informação, do conhecimento e do aprendizado como estratégias em resposta ao ambiente de concorrência sistêmica

Autores

  • Paulo César Elias PUC-Campinas.
  • Jorge José Elias Faculdade Cenecista de Capivari – CNEC.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18614

Resumo

Sob a ótica da concorrência sistêmica acelerada pelo fator da globalização, aliadas as constantes variações dos mercados proporcionados pelas crises econômicas mundiais, cria-se um cenário altamente instável e competitivo em que diversas estratégias organizacionais acabam sendo insuficientes, levando por vezes muitas organizações a sucumbir. Neste contexto, observa-se que diversas empresas situadas nos países de industrialização recente, como as da Ásia, reacendem a questão da importância do uso do aprendizado, do conhecimento e da informação como alicerce para vencer as ondas de turbulência presentes no capitalismo. Baseado neste pano de fundo, este artigo propõe inicialmente uma discussão sobre o tema considerando suas relações com a informação, o conhecimento e o aprendizado, apoiando-se nas contribuições da Ciência da Informação e, seguidamente, investigando como as estratégias propostas por diferentes autores da área de Administração Empresarial abordam o tema. Palavras-chave: Informação. Aprendizado. Conhecimento. Administração. Concorrência. Link para o texto completo (PDF) http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/573/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Elias, PUC-Campinas.

Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas, professor dos cursos de Administração e de Sistemas de Informação da Faculdade Cenecista de Capivari e da Faculdade Santa Bárbara.

Jorge José Elias, Faculdade Cenecista de Capivari – CNEC.

Graduado em Economia pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha. Professor titular da Faculdade Cenecista de Capivari – CNEC.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos