As configurações do campo da Ciência da Informação no contexto das ciências pós-modernas

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará.
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18624

Resumo

Analisa as configurações da Ciência da Informação no âmbito das ciências pós-modernas. Apresenta como condição problematizadora a seguinte pergunta: Quais as configurações das Ciências Pós-Modernas e suas influências/relações com a Ciência da Informação? O artigo discute sobre a realidade das Ciências Pós-Modernas, contemplando as perspectivas do paradigma emergente e relacionando seus pressupostos teórico-metodológicos à Ciência da Informação. A metodologia consta de análise de literatura por meio de uma concepção investigativa histórica, em especial, nas ciências humanas e sociais. Conclui-se que os pressupostos das Ciências Pós-Modernas são cruciais para pensar a construção da Ciência da Informação a partir de seu posicionamento como Ciência Social, bem como suas condições de subjetividade e interdisciplinaridade e, ainda, a relevância das pesquisas qualitativas para o desenvolvimento epistemológico da Ciência da Informação, especialmente no que tange aos estudos de usuários e análise de redes sociais. Palavras-chave: Ciências Pós-Modernas. Paradigma emergente. Ciência da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/99/139

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará.

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia Professor da Universidade Federal do Ceará, Campus do Cariri.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT - UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos