A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública

Autores

  • Alessandro Rasteli Universidade Estadual Paulista.
  • Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18646

Resumo

A competência em informação (information literacy) está no núcleo do aprendizado ao longo da vida. Seu conceito vincula-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional, abrangendo três dimensões: conhecimento, habilidades e atitudes. Como mediadores de leitura, os bibliotecários devem buscar o aprendizado contínuo e a melhoria de suas qualificações e competências, envolvendo-se e colaborando com a crescente demanda evidenciada nos diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola e da biblioteca pública. Na função de agente socializador da informação, o bibliotecário contribuirá no processo de aprendizagem dos indivíduos através das mais diversas formas de leituras e suportes, como também em suas práticas, ajudando o leitor a atingir nível elevado de complexidade no processo de leitura/escrita e na produção de sentido. Refletir o papel do bibliotecário como agente educacional e a biblioteca pública enquanto equipamento multicultural, pluralista e aprendente torna-se a base desta transformação, demonstrando que a biblioteca pública não é lugar de acervos estanques, mas sim um espaço de possibilidades de transformação. Palavras-chave: Information Literacy. Competência em Informação. Leitura. Mediação de Leitura. Biblioteca Pública. Link para o texto completo (PDF) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p157/24518

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Biografia do Autor

Alessandro Rasteli, Universidade Estadual Paulista.

Universidade Estadual Paulista.

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará.

Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos