Acessibilidade e Inclusão Informacional

Autores

  • Mônica Sena de Souza Universidade Federal do Ceará.
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará.
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará.
  • Fátima Maria Alencar Araripe Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18659

Resumo

Introdução: Aborda a atuação do profissional da informação no atendimento das demandas informacionais de pessoas com deficiência na sociedade da informação. O bibliotecário é de fundamental importância para a efetivação e sucesso na inclusão informacional das pessoas com deficiência, considerando-se, ainda, a permanente educação continuada para sua qualificação profissional. Objetivo: Refletir sobre a atuação do bibliotecário no atendimento aos usuários com deficiência, ressaltando as necessidades de melhoria em unidades de informação, identificadas na literatura científica, no que diz respeito à acessibilidade. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base na revisão de literatura em livros e artigos científicos, destacando como principais autores: Almeida (2000), Mazzoni (2001) e Sassaki (1997, 2002, 2005). Resultados: A falta de acesso informacional por parte das pessoas com deficiência dificulta a sua participação social e política, consequentemente, reduz a sua condição de cidadania. Conclusões: Ao bibliotecário cabe procurar educação continuada, um maior envolvimento nos eventos da área e a procura constante por capacitação profissional, o que refletirá sobre o melhor atendimento das necessidades de informação dos usuários com deficiências. Palavras-chave: Acessibilidade informacional. Pessoas com deficiência – atendimento. Bibliotecário – atuação. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12173/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Sena de Souza, Universidade Federal do Ceará.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fátima Maria Alencar Araripe, Universidade Federal do Ceará.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos