Lápides virtuais: análise das narrativas sobre a morte na rede social Orkut

Autores

  • Elias Estevão Goulart Universidade Municipal de São Caetano.
  • Franz Everardo Passos Pröglhöf Júnior Universidade Municipal de São Caetano.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18689

Resumo

Como parte das amplas transformações a que estão submetidas as sociedades pós-modernas, as tecnologias digitais da comunicação potencializam as capacidades humanas e expandem a produção e compartilhamento de capital social, sobretudo nos ambientes das redes sociais virtuais. A partir das apropriações tecnológicas, as noções de comunidade, identidade, cultura, vida, memória e até mesmo morte assumem contornos mais fluidos e possibilitam o desenvolvimento de inovações nas formas de interação e representação social, não mais restritas à territorialidade. A presente pesquisa analisa as narrativas produzidas a respeito da morte de usuários de redes sociais virtuais cujo perfil digital permanece disponível. O objetivo foi analisar uma relação de tópicos de um fórum baseado no Orkut para elucidar os discursos sobre a morte no interior da comunidade virtual ‘Profiles de Gente Morta’. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da comunidade e, a partir da composição de um corpus, as postagens do fórum foram submetidas à análise de discurso. Os resultados mostraram ricas e diversificadas abordagens do tema, ora aproximando os usuários da reflexão sobre a finitude, ora conduzindo-os às interdições que cercam a morte no imaginário. Palavras-chave: Comunicação. Inovação. Tecnologias Digitais. Morte. Redes Sociais Virtuais. Análise de Discurso. Link para o texto completo (HTM) http://dgz.org.br/jun13/Art_05.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Estevão Goulart, Universidade Municipal de São Caetano.

Doutor em Engenharia Elétrica pela USP e Pós-Doutor pela University of British Columbia, docente no curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), líder do grupo de pesquisa Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Franz Everardo Passos Pröglhöf Júnior, Universidade Municipal de São Caetano.

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS), membro dos grupos de pesquisa Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação e Comunicação e Linguagem (COLING – UMESP).

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos