Gestão em bibliotecas: um estudo realizado na Associação Recifense de Ensino Superior

Autores

  • Anielma Maria Marques Rodrigues Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda.
  • Andréa Cardoso Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
  • Edgreyce Bezerra Santos Pires Advogados & Consultores.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2013v8n2.18705

Resumo

Dispõe sobre a importância de a biblioteca ser entendida como uma organização como qualquer outra e ser administrada como tal, utilizando técnicas administrativas em seus setores, implantando um planejamento estratégico próprio e que esteja vinculado à instituição mantenedora, buscando treinamentos constantes para sua equipe de trabalho, além de implantar uma política de qualidade com metas a serem cumpridas, tendo sempre o cliente como foco principal. Foi realizada uma avaliação baseada em um instrumento de diagnóstico de gestão, respondido pela gestora da biblioteca e por um dos auxiliares administrativos da instituição, onde foram analisados: o planejamento estratégico, a estrutura organizacional, a infraestrutura, os recursos humanos, a política de qualidade e o papel gerencial. Percebeu-se que em diversos pontos a biblioteca utiliza a administração como peça principal do seu dia-a-dia, mas ainda precisa realizar ajustes para melhor oferecer seus serviços. Palavras-chave: Gestão em bibliotecas. Planejamento Estratégico. Qualidade. Link para o texto completo (PDF)

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Biografia do Autor

Anielma Maria Marques Rodrigues, Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda.

Bibliotecária da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda.

Andréa Cardoso Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Edgreyce Bezerra Santos, Pires Advogados & Consultores.

Bibliotecária da Pires Advogados & Consultores.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos