Semiótica enquanto disciplina científica: uma ferramenta para uma comunicação eficaz

Autores

  • Maria Elizabeth Horn Pepulim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19477

Resumo

Este artigo aborda a problemática relativa ao uso dos conhecimentos sobre semiótica, enquanto disciplina científica, como ferramenta para contribuir com a eficácia dos processos que envolvem a comunicação nas organizações, independente do caráter destas. Seu objetivo é mostrar a relevância desses conhecimentos serem absorvidos, por elas, como boas práticas destinadas a apoio, compreensão e melhor aproveitamento dos processos de comunicação. A base teórica inicial deste estudo foram algumas concepções de Charles Sanders Peirce, mas o presente artigo avançou através das vozes de outros autores que, também, entendem a importância de desenvolver estudos sobre a significação dos signos que ocorrem, e dos que são utilizados conscientemente, na interação humana. Uma das considerações importantes apontadas ao término deste artigo é a de que já existem estudos que estão indo além de porquê os fenômenos comunicacionais ocorrem para se dedicar ao que fazer para que eles ocorram. Palavras-chave: Gestão da Informação. Semiótica. Design da informação. Comunicação social. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16031/9996

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Horn Pepulim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Richard Perassi Luiz de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2014-06-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos