Estratégias de gestão do serviço de aquisição de periódicos em bibliotecas: estudo de caso

Autores

  • Eduardo Silva Alentejo UNIRIO
  • Sofia Galvão Baptista UnB
  • Marianna Zattar Barra Ribeiro UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19481

Resumo

Trata sobre estratégias de gestão empreendidas por bibliotecários no serviço de aquisição de publicações periódicas. Mediante estudo de caso, analisa os processos do serviço de aquisição, as deficiências e soluções para melhorias do serviço alinhando as ações de gestão com as bases teóricas sobre qualidade e relacionamento. Conclui que, problemas do processo junto aos fornecedores foram solucionados, os custos operacionais foram reduzidos, os processos foram padronizados e ações de relacionamento com usuários e fornecedores contribuíram para melhorar a eficiência do serviço. Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções. Aquisição de periódicos. Gestão da Qualidade Total. Marketing. Relacionamento estratégico. Link para o texto completo (PDF) http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7027/6155

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Biografia do Autor

Eduardo Silva Alentejo, UNIRIO

Professor Mestre em Memória Social e Documento. Atua no Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO. Em doutoramento em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.

Sofia Galvão Baptista, UnB

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.

Marianna Zattar Barra Ribeiro, UNIRIO

Professora Temporária no Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO. Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIRIO. Em doutoramento em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da IBICT/UFRJ.

Publicado

2014-06-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos