Consumo e valor de uso nas imagens audiovisuais da web

Autores

  • Sonia Estela Montaño La Cruz Unisinos
  • Suzana Kilpp Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19498

Resumo

Na web, e principalmente nas plataformas de compartilhamento, vem-se moldurando o audiovisual diferentemente das mídias anteriores, e isso acontece em grande parte pelos usos enunciados que são autorizados pelos softwares e pelos usos efetivamente praticados por usuários que são mais ou menos competentes para tensionar os programas. Nelas, são recorrentes as remixagens, ou as simples apropriações que, todavia, modificam as imagens postadas por conta daquelas moldurações. Esses usos incidem sobre a circulação e o consumo das imagens de tal forma que eles adquirem uma espécie de valor quase independente do valor dos vídeos eles mesmos, valor esse que tendíamos a associar antes ao culto ou à exposição. A tendência de tais usos e suas implicações na audiovizualização da cultura parece estar mais relacionada às urgências do dispositivo contemporâneo de trânsito e conectividade. Palavras-chave: Audiovisualização da cultura. Imagem – Uso e consumo. Softwares e usos programados. Link para o texto completo (PDF) http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39006/27932

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Estela Montaño La Cruz, Unisinos

Doutora. Unisinos.

Suzana Kilpp, Unisinos

Doutora. Unisinos.

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos