Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas

Autores

  • Cassia Aparecida Corsatto Universidade Federal de São Carlos
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19529

Resumo

O artigo faz uma apresentação dos conceitos e definições de gestão do conhecimento e de inteligência competitiva encontrados na bibliografia e traça um paralelo de sua importância e aplicabilidade no ambiente das pequenas empresas. Aborda a importância da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva no processo de delineamento de estratégias de competitividade e apresenta os elementos e ferramentas que apóiam a aplicação dos mesmos nas organizações, como pessoas e processos na geração do conhecimento no ambiente interno e a importância da informação organizada para adequação de empresas e instituições ao ambiente competitivo, no processo de tomada de decisão. Apresenta também ferramentas e metodologias para a implantação de estratégias de inteligência competitiva como forma de incremento à competitividade e geração de valor para os clientes e mercado. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Inovação. Pequenas empresas. Link para o texto completo (PDF) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n38p19/25955

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Aparecida Corsatto, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos.

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos