Novas práticas de leitura: implicações no comportamento do aluno-leitor

Autores

  • Léa Anny de Oliveira Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19534

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar práticas de leitura atuais em ambientes digitais e refletir sobre suas implicações no comportamento do leitor. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2010. Foi desenvolvido um trabalho estruturado com base na abordagem qualitativa sócio-histórica de pesquisa, e adotada a modalidade estudo de caso do tipo etnográfico. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foi possível recolher os dados e depois analisá-los à luz das teorias que embasam o trabalho, construídos sobre dois pilares conceituais: a concepção de homem como ser social, cultural e histórico, postulada por Vygotsky (1999) e a análise histórica e sociológica das práticas de leitura, segundo Chartier (1999). Os resultados demonstraram que a leitura digital abala os modos de ler em qualquer suporte ou meio e, por isso, pode ser entendida como uma ferramenta que promove a superação dos limites do homem na área da leitura. As práticas de leitura vêm acompanhando a evolução tecnológica, por isso, o homem precisa se adaptar verdadeiramente aos novos suportes textuais para que a leitura não perca sua função de informar e de proporcionar a assimilação de novos conhecimentos. Palavras-chave: Leitura em materiais impressos. Leitura digital. Modos de ler. Link para o texto completo (PDF) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2994/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Anny de Oliveira Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação - FACED e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos