A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios à ação educativa

Autores

  • Claudia Silveira da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alceni Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19537

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada, na área de ciência da informação, no nível de doutorado, cujo objetivo foi analisar a importância e a contribuição de um modelo de produção de materiais didáticos para as equipes de produção para Educação a Distância (EAD), de forma a demonstrar sua relevância e efetividade em termos da produção de material didático-pedagógico. Para fazê-lo buscou-se fundamentar-se nas discussões teóricas dos modelos de EAD e na formação das equipes de produção, em termos de papéis e funções. A partir desses referenciais buscou-se apreender os mecanismos de confecção de materiais didáticos no âmbito das equipes de produção, identificando os elementos intervenientes e limitadores na construção de material didático e em termos da relação ensino-aprendizagem. Com base nas lacunas detectadas e nas reflexões realizadas, tornou-se possível consolidar e propor um modelo de produção de materiais didáticos para a modalidade a distância. Efetivou-se ainda o mapeamento da situação acadêmica da EAD no Brasil, a fim de verificar a presença dela no contexto nacional, bem como identificar as necessidades e as possíveis aplicabilidades do modelo. Palavras-chave: Educação a distância. Sistema de educação a distância. Material didático. Link para o texto completo (PDF) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/3628/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Silveira da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação, pesquisadora do Programa de Pós-graduação da Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alceni Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Depto. de Teoria e Gestão da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Informação e Sociedade. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos