Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação

Autores

  • Fátima Santana da Silva IBICT
  • Geni Chaves Fernandes UNIRIO
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19593

Resumo

Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos. Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas. Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções. Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter. Palavras-chave: Administração de bibliotecas acadêmicas. Administração discursiva. Avaliação do INEP. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8

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Biografia do Autor

Fátima Santana da Silva, IBICT

Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária do IBMR – Laureate International Universities

Geni Chaves Fernandes, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto do IBICT.

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos