A web 2.0 e o comportamento informacional dos estudantes de Biblioteconomia da UFRN

Autores

  • Andréa Vasconcelos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Acilégna Cristina Duarte Guedes Alcofora Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexandre José dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19659

Resumo

Analisa o comportamento informacional dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN em relação à Web 2.0 e seus recursos. Neste sentido, objetiva, especificamente, conhecer o nível de familiaridade dos alunos com a Web 2.0; identificar os recursos da Web 2.0 mais utilizados pelos discentes; identificar os usos que os estudantes fazem dos recursos da Web 2.0; e identificar as expectativas desses alunos em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 como ferramenta de trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos mostram que o nível de familiaridade dos informantes com a Web 2.0 é alto e que eles utilizam os recursos 2.0, prioritariamente redes sociais e blogs, tanto para fins pessoais quanto acadêmico/profissionais. A maioria pretende utilizar estes recursos como ferramenta de trabalho em seu futuro profissional. Neste sentido, destaca-se a importância de existir uma disciplina específica para tratar desta temática na grade curricular do curso. A compreensão sobre como os estudantes se comportam em relação à informação e à comunicação na Web 2.0 pode oferecer subsídios importantes para ações educativas, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Web 2.0. Comportamento informacional. Estudantes de Biblioteconomia. UFRN. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/15625/10161

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acilégna Cristina Duarte Guedes Alcofora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Alexandre José dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2014-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos