Bibliotecas Universitárias e a Educação à Distância: uma leitura exploratória

Autores

  • Moema Brandão Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.19899

Resumo

O objetivo do artigo consiste em identificar a participação dos bibliotecários dos Sistemas de Bibliotecas em Universidades Federais que ofertam cursos de graduação na modalidade a distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como eixo norteador apresentar um panorama de como o processo vem ocorrendo. Ressalta-se que o texto trata da primeira etapa da pesquisa, cujo objetivo foi o de obter uma visão das experiências que já estão ocorrendo nas Universidades Federais. A metodologia utilizada foi de aliar uma dimensão exploratória, de caráter quantitativo, e a esta se somar a obtenção de dados qualitativos utilizando informações disponíveis no portal da CAPES, de forma a identificar os cursos de graduação ofertados pelas Universidades Federais credenciadas pelo MEC, que disponibilizam cursos na modalidade a distância. No site dos Sistemas de Bibliotecas fez-se a identificação das informações disponibilizadas aos alunos inseridos na modalidade EAD bem como se efetivou o contato com os diretores de cada Sistema de Bibliotecas a fim de identificar a forma de participação de cada Instituição na modalidade a distância. Os dados desta primeira etapa revelaram a importância de maior interlocução entre os sistemas de bibliotecas e os centros de educação a distância, de forma a se definir políticas norteadoras para as ações da biblioteca no contexto da educação a distância.

Palavras-chave: Educação a distância. Bibliotecas. Bibliotecários. Universidades Federais.

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Biografia do Autor

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento