Informação e poder na arena da Internet

Autores

  • Rodrigo Moreno Marques Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22279

Resumo

Informação e conhecimento sempre foram fontes de poder. Atualmente, cada vez mais, as leis que compõe as políticas de informação nacionais assumem importante papel de mediadoras dos interesses conflitantes que surgem na arena da Internet. Esse é o desafio do Marco Civil da Internet no Brasil, projeto de lei em tramitação no Câmara dos Deputados. O objetivo do presente ensaio é apresentar uma análise da origem e do teor desse aparato jurídico, buscando descrever principalmente os embates que envolvem o princípio da neutralidade da rede e a coleta massiva de informação dos usuários. Essas duas temáticas são cruciais para a manutenção ou abolição do caráter livre e isonômico que foi atribuído à web quando ela foi concebida. Encerrando a análise, questiona-se o futuro desse projeto de lei, tendo em vista os grandes conflitos que nele residem.

Palavras-chave: Informação - Poder. Informação - Política. Internet - Neutralidade. Brasil.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15252/10875

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Moreno Marques, Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade FUMEC.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ciênciada Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos