Conceituando fonte de informação indígena

Autores

  • Eliane Bezerra Paiva Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22281

Resumo

O artigo objetiva apresentar o conceito de fonte de informação indígena, a partir de um estudo que tem como base teórica o dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2009). Aborda as narrativas indígenas como fonte de informação considerando os estudos da Ciência da Informação que possibilitam dialogar com a referida teoria. Relata concepções teóricas para o conceito de informação, que foram construídas ao longo do tempo, e apresenta conceitos de fonte de informação elaborados em diferentes abordagens. Com base em teorias que dialogam com as ciências hermenêuticas, cuja concepção de informação passa, necessariamente, pela interpretação das pessoas, o conceito de fonte de informação indígena é construído, agregando ao conceito de fonte de informação o de informação indígena.

Palavras-chave: Fonte de informação indígena. Informação indígena. Fontes de informação especializadas. Narrativas indígenas.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16472/10876

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos