Serviços de biblioteca na WEB 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site YouTube.com

Autores

  • Marcos Leandro Freitas Hübner Universidade Federal de Rondônia
  • Marcelo Votto Teixeira Universidade de Caxias do Sul
  • Diego Fabrizio Kroth Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22310

Resumo

Neste estudo de caso são apresentados os principais processos envolvidos nadisponibilização de tutoriais em formato de vídeo pelo Sistema de Bibliotecas daUniversidade de Caxias do Sul. Apresentam-se as vantagens dos tutoriais em vídeo, taiscomo a autonomia fornecida por estes aos usuários e as decorrentes alterações nostreinamentos realizados pela biblioteca. Valendo-se de embasamentos teóricos, sãodiscutidos os detalhes envolvidos no processo de formulação dos tutoriais, a edição dosvídeos e a disponibilização na web. Os autores elucidam os motivos que os levaram aescolher o software Camtasia Studio para a edição dos tutoriais, bem como a decisão dedisponibilizá-los no site de compartilhamento de vídeos YouTube. São listados ostutoriais já disponibilizados na web e relatados os impactos e a mudança na imagem dabiblioteca junto à comunidade acadêmica, obtidos a partir da implementação deste novoserviço.

Palavras-chave: Tutoriais em vídeo. Web. 2.0. YouTube. Biblioteca universitária. Sistemade Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6932/8174

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos