Tempo do conhecimento interativo: reflexões sobre a inteligência coletiva e o pensamento complexo

Autores

  • Angela Halen Claro Bembem Universidade Estadual Paulista.
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista.
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22316

Resumo

A predominância das tecnologias da informação e comunicação na atualidade tem encaminhado a Ciência da Informação a diferentes contextos de tempo e espaço. O tempo do conhecimento interativo e o Espaço do saber trazem novas perspectivas quanto à concepção e o uso das tecnologias. Utilizando como procedimento metodológico a análise exploratória e descritiva, e tomando como referencial teórico consolidados autores da área, pretende-se discorrer sobre essas alterações e refletir como a Ciência da Informação tem se posicionado frente a esses desafios. Observou-se que o pensamento crítico torna-se alternativa para a compreensão das tecnologias longe de uma prerrogativa determinista.

Palavras-chave: Inteligência coletiva. Pensamento complexo. Informação e tecnologia.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36624/31029

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Halen Claro Bembem, Universidade Estadual Paulista.

Doutoranda; Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista.

Doutora; Universidade Estadual Paulista (UNESP);

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor; Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos