Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em Bibliotecas Universitárias

Autores

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Damiani Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22349

Resumo

Tem-se como objetivo identificar as competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços deinformação em Bibliotecas Universitárias. Inicialmente, foram identificados os serviços de informação prestados pelasbibliotecas universitárias participantes, a saber: capacitação/treinamento de usuários, comutação bibliográfica, levantamentobibliográfico, normalização bibliográfica e processo de referência/assistência informacional. Foi elaborada uma lista contendocompetências indicadas aos bibliotecários a qual foi submetida para averiguação dos bibliotecários atuantes nos serviços deinformação. Obteve-se como resultado as competências avaliadas como “muito importante”, para cada um dos serviços deinformação identificados. A partir dessa identificação é possível contribuir para a gestão de competências, com vistas amelhorar o desenvolvimento das atividades prestadas.

Palavras-chave: Gestão de Competências. Gestão de Pessoas. Serviços de Informação - Biblioteca Universitária.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/941/pdf_92

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre. Universidade Federal de Santa Catarina

Marília Damiani Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Universidade Federal de Santa Catarina

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor. Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos