Comércio e consumo em tempo de conexões digitais: dimensões informacionais

Autores

  • Maria Aparecida Moura UFMG.
  • Cássia Adriana Gomes UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22379

Resumo

Este artigo discute as mudanças ocorridas nos padrões de consumo com a ampliação do comércio na modalidade eletrônica, que passou a demandar novas competências informacionais nas relações comerciais. Apresenta conceitos, evolução e repercussões do consumo e do comércio eletrônico, ambos estudados enquanto fenômenos informacionais, no contexto social e, ao final, aborda o consumo eletrônico em âmbito nacional. Evidencia a proximidade dos objetos de estudo relativos ao comércio eletrônico com o campo da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Consumo eletrônico. Comércio eletrônico. Dimensões informacionais. Consumidor eletrônico. Economia da atenção.

 

Link para o texto completo (HTM)

http://dgz.org.br/abr14/Art_03.htm

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Moura, UFMG.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Cássia Adriana Gomes, UFMG.

Graduando em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos