O comportamento informacional no estágio curricular

Autores

  • Sandra Regina Moitinho Lage Universidade Estadual de Londrina
  • Patricia Santana Universidade Estadual de Londrina
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Avila Araujo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22439

Resumo

Com o objetivo de investigar o comportamento informacional no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório dos alunos de um curso de graduação em Biblioteconomia, realizou-se este estudo. Um questionário foi aplicado para 20 estagiários, investigando as suas necessidades de informação, as formas e as fontes em que buscam a informação e o uso que dela fazem. Dentre os principais resultados constatou-se que os participantes percebem a relação da teoria aprendida em sala de aula quando enfrentam situações no ambiente de estágio, e que este ambiente sempre possibilita a interação na troca de conhecimentos e experiências. A fonte de informação mais utilizada no desenvolvimento das atividades no estágio são os colegas de sala de aula. No entanto, a internet, livros, artigos e os professores merecem destaque. Para muitos participantes o estágio contribuiu de alguma forma, atendendo às expectativas para aquisição de novos conhecimentos e experiências práticas importantes.

Palavras-chave: Comportamento informacional. Estágio curricular. Teoria e prática. Ambiente de estágio. Formação profissional.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3877

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Moitinho Lage, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

Patricia Santana, Universidade Estadual de Londrina

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-UEL (Mestrado). Brasil.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em educação pela UNESP de Marília (2006)

Carlos Alberto Avila Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2005) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011).

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos