Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22444

Resumo

A comunicação é fundamental para a interação na construção do conhecimento e mediação da informação. Ao interagir com a biblioteca por meio dos dispositivos de comunicação na Web social, para ter acesso à informação, o sujeito tem a possibilidade não apenas de identificar e localizar informações, mas também de desenvolver, no coletivo, o debate, a troca de informações e realizar outras práticas que auxiliem suas operações mentais em torno dos conteúdos acessados. Dessa maneira, neste artigo, são apresentadas características e possibilidades de utilização dos dispositivos de comunicação da Websocial pelas bibliotecas universitárias no desenvolvimento de suas atividades de mediação da informação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico, aplicando-se a técnica da análise de conteúdos, com o objetivo de identificar e analisar pesquisas e estudos abordando a temática na Ciência da Informação. Como resultado, foram identificadas diversas modalidades de uso desses dispositivos e suas potencialidades de aplicação no âmbito da biblioteca universitária, concluindo-se que a adoção dos diversos tipos de dispositivos demanda a análise dos objetivos específicos de cada atividade, serviço ou produto que a biblioteca pretenda desenvolver, como também do perfil de seus usuários e da infraestrutura tecnológica disponível. Contudo, numa perspectiva da missão da biblioteca universitária, concluiu-se, ainda, que é latente a necessidade da mesma repensar o seu processo de comunicação e interação com os usuários da informação, buscando utilizar, de maneira mais ampla e eficiente, esses dispositivos de comunicação da Web social.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Mediação da informação. Web social.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2237

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos