Comunicação e educação em museus: a divulgação de informações e a “poesia das coisas”

Autores

  • Júlia Nolasco Leitão de Moraes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22445

Resumo

Pretende-se iniciar um debate acerca da divulgação de informações em museus como parte do processo de musealização o qual visa, em última instância, contribuir para a educação e o desenvolvimento humano e social dos visitantes, independentemente de seu grau de familiaridade com o tema abordado pelo museu. O debate em torno da divulgação científica e da educação em museus serve como aporte teórico para discussão acerca do tema da divulgação artística em museus. O conceito de musealização é problematizado, dando ensejo à ideia da exposição como dispositivo técnico, social e semiótico construído para criar uma situação de comunicação supostamente capaz de promover o encontro entre os visitantes e a “poesia das coisas”.

Palavras-chave: Divulgação em museus. Musealização. Comunicação museológica. Educação.

 

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http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/131/173

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Biografia do Autor

Júlia Nolasco Leitão de Moraes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ-IBICT, 2014)

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos