Análise semiótica de capas de livros didáticos

Autores

  • Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
  • Luciana Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2015v10n1.23213

Resumo

À luz dos estudos semióticos de Charles Sanders Peirce, mais exatamente as três categorias universais – primeiridade, secundidade e terceiridade - esta pesquisa tem como objetivo analisar as três capas do livro: Português Linguagens, respectivamente dos primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio a fim de comprovar que é possível usar as categorias peirceanas para interpretar imagens, neste estudo, as capas de livros didáticos. A abordagem utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, à luz do paradigma interpretativista, usando a Semiótica Peirceana como ciência e como método de pesquisa. Ao realizar a investigação, percebemos que, em cada uma das categorias universais de Peirce, é possível interpretar as imagens dos livros didáticos.

 

Palavras-chave: Semiótica Peirceana. Categorias Percianas. Pesquisa Qualitativa.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/32076

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Doutorado em andamento em Administração e Turismo. Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

Luciana Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Graduada em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos