O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação

Autores

  • Judson Daniel Oliveira da Silva UFRN
  • Jacqueline de Araújo Cunha UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34223

Resumo

Objetivou-se averiguar como se insere a biblioteca escolar e o bibliotecário no Plano Nacional de Educação (PNE), promulgado através da Lei Federal 13.005/2014. O estudo se justifica pelo fato de que os atuais paradigmas sociais, educacionais e tecnológicos demandam do cidadão competências em busca, recuperação, avaliação e uso da informação, registrada em seus variados suportes, para a resolução de problemas, e que o ensino de tais competências é inerente ao profissional bibliotecário. Além disso, a necessidade de refletir, a luz da literatura, as contribuições do bibliotecário na biblioteca escolar tendo em vista a lei federal nº12.244 que torna obrigatória a presença desse profissional em todas as bibliotecas do país até o ano de 2020. Buscou-se na revisão bibliográfica o aporte teórico pelo qual se esclarece o que se entende por biblioteca escolar e seu papel educativo. Buscou-se também, na análise de conteúdo da Lei Federal 13.005, os aspectos relativos a biblioteca e bibliotecário contemplados no PNE. Considera-se, à luz dos resultados da pesquisa, que o letramento informacional consiste num processo pelo qual se supre as demandas sociais por competências em informação e que a biblioteca é entendida, no contexto das políticas nacionais de educação como um espaço educativo e cultural que fomenta a qualidade da educação básica.

Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Papel educativo da biblioteca. Letramento informacional.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/38695/31601

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Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos