Estado da arte sobre pesquisa escolar no Brasil

Autores

  • Iandara Reis de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34298

Resumo

Investigações sobre pesquisa escolar em escolas de ensino básico no Brasil têm se desenvolvido em áreas como Biblioteconomia/ Ciência da Informação, Educação e Letras. O objetivo deste trabalho foi estabelecer o estado da arte da investigação sobre pesquisa escolar no Brasil. A metodologia foi a análise documental de 24 relatos de pesquisa, cobrindo o período de 1989 a 2011, sendo treze relatos provenientes da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, sete de Educação, dois de Engenharia de Produção e dois de Letras. Verificou-se uma contradição entre discurso e prática: havia compreensão teórica da pesquisa como princípio educativo, mas na maioria das vezes isso não foi suficiente para viabilizá-la como prática escolar eficiente, sendo que a maioria dos estudos identificou aspectos negativos relacionados à pesquisa escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Biblioteca escolar. Pesquisa e informação. Pesquisa escolar.

Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2416/2260

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos