Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet

Autores

  • Leonardo Ribeiro da Cruz Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34408

Resumo

Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mais presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.

Palavras-chave: Internet. Vigilância. Privacidade. Marketing Comportamental. Controle.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ribeiro da Cruz, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Sociologia. Bolsista de pós-doutorado do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (LabJor/Unicamp). Endereço: Rua Seis de agosto, 50, 3º piso, CEP: 13083-873, Campinas, SP.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos