Mediação da informação e mediação pedagógica na pesquisa escolar

Autores

  • Edson Silva Ferreira UEL
  • João Arlindo dos Santos Neto UEL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34506

Resumo

Apresenta conceitos e definições sobre mediação da informação e mediação pedagógica, a partir de um referencial teórico. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a mediação da informação e a mediação pedagógica na biblioteca escolar. A pesquisa buscou analisar como ocorrem essas mediações com os alunos do ensino médio. Seu desenvolvimento foi por meio da pesquisa básica e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. Foi aplicado um questionário aos alunos e aos professores de uma escola estadual no interior do Paraná. Acredita-se que professor e bibliotecário, em igual nível de importância, podem contribuir com a pesquisa escolar dos alunos. Revela que estes profissionais apesar de terem consciência de que o trabalho em conjunto contribui de forma significativa para o ensino e educação, ainda deixam a desejar. Conclui que apesar do discurso existente entre os profissionais e o presente na literatura sobre a importância de mediação e o trabalho em conjunto na biblioteca escolar e, especificamente, na pesquisa escolar, ainda não é o que acontece na maioria dos espaços.

Palavras-chave: Mediação da informação. Mediação pedagógica. Pesquisa escolar. Biblioteca escolar.

Link: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/108111/116757

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Biografia do Autor

Edson Silva Ferreira, UEL

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina 

João Arlindo dos Santos Neto, UEL

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" – UNESPcampus de Marília; Professor do Departamento deCiência da Informação da Universidade Estadual de Londrina 

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos