O trabalho cooperativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento da competência em informação: criação de um programa voltado para alunos do ensino médio

Autores

  • Ane Fonseca UNIRIO
  • Daniela Spudeit UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34508

Resumo

O presente trabalho procura investigar como a competência em informação é desenvolvida pelos professores e bibliotecários focando nos serviços realizados em um dos campi do Colégio Pedro II localizado no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva para verificar por meio de entrevistas as atividades conjuntas realizadas pelos professores e bibliotecários na instituição. A partir disso, foi elaborado um programa sistematizado para o desenvolvimento de competências em informação para os alunos do ensino médio com ações e indicadores de avaliação. Dessa forma, acredita-se que seja possível contribuir para a formação integral do aluno por meio de ações que permitam uma reflexão ativa e crítica de sua aprendizagem.

Palavras-chave: Competência em Informação. Biblioteca escolar. Colégio Pedro II.

Link: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112482/116766

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Fonseca, UNIRIO

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Daniela Spudeit, UFSC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora no curso de Biblioteconomiada Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos