Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de patricia montiel-overall e do modelo TLC

Autores

  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34582

Resumo

O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de MontielOverall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.

Palavras chave: Colaboração professor/bibliotecário. Biblioteca escolar. Pesquisa em biblioteca escolar. Modelo TLC.

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5491

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Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo

Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos