A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando

Autores

  • Jorge Moisés Kroll do Prado SENAC
  • Marcelo Cavaglieri SENAC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34705

Resumo

Apresenta o perfil dos profissionais responsáveis pelas bibliotecas (bibliotecários e auxiliares) de uma instituição de educação profissional atuante em todo o território brasileiro no que concerne à inovação. Para esta finalidade, contextualiza a instituição e sua representatividade para o País, quais seus ramos de atuação e seu trabalho pioneiro com educação por competências. Apresenta uma breve fundamentação teórica a respeito do termo inovação e suas tipologias, além de sua relação com a atividade do bibliotecário. Além disso, são apresentadas e discutidas as respostas ao questionário online que buscou estabelecer o perfil profissional. O instrumento de pesquisa foi elaborado contendo dezoito questões divididas em três seções: Formação, Atuação Profissional e Inovação. Na última seção são relacionadas algumas estratégias para que os bibliotecários continuem inovando dentro das unidades de informações estudadas. Finaliza com a apresentação das considerações finais, trazendo uma reflexão a respeito do contexto deste perfil, bem como sugerindo ações que implementem uma cultura mais fortalecida nestas unidades de informação; além de quais iniciativas podem ser promovidas pelas instituições profissionais e escolas de Biblioteconomia referente às fragilidades evidenciadas pelas respostas obtidas a partir da aplicação do questionário.

Palavras-chave: Inovação. Bibliotecários. Perfil Profissional. Criatividade.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/49/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos