Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial

  • Marcia Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Pamela da Conceição Santos Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Buscou-se investigar a importância da educação patrimonial no processo de reconhecimento da biblioteca enquanto instituição patrimonial e as possibilidades de atuação do profissional bibliotecário neste contexto. O estudo de caso teve como objeto de análise a Biblioteca Rio-Grandense, localizada em Rio Grande/RS. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado; as respostas obtidas foram categorizadas e analisadas segundo o método da Análise de Conteúdo. O estudo permitiu concluir que a instituição percebe a importância da participação do bibliotecário no processo de divulgação e reconhecimento patrimonial da biblioteca, bem como a importância cultural e patrimonial da Biblioteca Rio-Grandense para a comunidade.

Palavras-Chave: Biblioteca Rio-Grandense. Educação patrimonial. Biblioteconomia.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n48p2

Biografia do Autor

Marcia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
Professora da Universidade Federal do Rio Grande
Pamela da Conceição Santos, Universidade Federal do Rio Grande
Bibliotecária da  Universidade Federal do Rio Grande
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos