Bibliotecas sem fronteiras no fomento à leitura: o caso da biblioteca Transcol

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suelen de Oliveria Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este estudo compreende os resultados finais de uma pesquisa, cuja temática contempla a missão de transcendência das bibliotecas no que se refere ao fomento à leitura. Objetiva apresentar o Projeto Biblioteca Transcol, demonstrando a oferta de material informacional disponibilizado em terminais rodoviários de grande circulação e disponíveis aos usuários que utilizam o sistema de transporte urbano da região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Metodologicamente, através de observação e aplicação de questionário, apresentamse as estruturas e os acervos dessa unidade, analisam-se as práticas de leitura e o perfil dos leitores, assim como a percepção dos usuários desses espaços quanto ao material fornecido e as condições ambientais para concretização da leitura. Concluiu-se que a leitura desenvolvida na referida unidade constitui um processo dinâmico, mutante, plural e prazeroso, com práticas de leitura diversificadas, tendo o leitor diferentes comportamentos durante a consolidação do ato de ler. Constatou-se que as leituras caracterizam-se como extensivas, no entanto, mesmo assim, os leitores não perdem a tendência contemplativa. Percebeu-se que os leitores estão satisfeitos e sendo despertados ao gosto e hábito pela leitura. Os entrevistados sugeriram como melhoria a diversificação quanto às modalidades de livros ofertados e a construção de um espaço específico para acomodar os leitores. Recomenda-se a ampliação desse projeto a outras estações de transporte da região, de modo a viabilizar uma sociedade cada dia mais leitora.

Palavras-chave: Leitura. Práticas de Leitura. Projeto Biblioteca Transcol. Perfil do leitor – Biblioteca Transcol. Bibliotecário – Papel Social.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32503/17819

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando do PPG Gestão e Organização do Conhecimento - UFMG
Suelen de Oliveria Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia. Especialista em Gestão de Projetos.

Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduada em Biblioteconomia UFMG
Publicado
2017-10-04
Seção
Resumos de artigos científicos