Biblioteca popular Unilavras: biblioteca itinerante como mecanismo de promoção da cidadania, cultura e lazer

  • Márcio Barbosa de Assis Universidade Federal de Lavras
  • Mila Lamounier Palhares Centro Universitário de Lavras

Resumo

Neste artigo apresentamos o projeto intitulado “Biblioteca Popular Unilavras”, uma biblioteca Itinerante desenvolvida pela Biblioteca Central do Unilavras, instituição de ensino superior localizado na cidade de Lavras, região sul de Minas Gerais. Vivemos na “era da informação”, o poder está nas mãos do detentor do conhecimento, que rege a sociedade. Considera-se de crucial importância a leitura na vida pessoal e profissional das pessoas. Neste trabalho foi abordado o valor e a necessidade da leitura como forma de desenvolvimento de habilidades de raciocínio e percepção da realidade, em outras palavras, a formação da cidadania, cultura e acesso ao lazer. A biblioteca itinerante tem o papel de difundir a cultura, promover o crescimento social, ser um instrumento de construção da cidadania, sobretudo, das classes mais carentes. A “Biblioteca Popular Unilavras” tem o papel de promover a inclusão social e cultural da sociedade de maneira a levar informação, literatura e lazer para fora do espaço físico da biblioteca, minimizando as dificuldades encontradas em certos lugares, como o acesso aos livros.

Palavras-chave: Leitura. Biblioteca Itinerante. Biblioteca Popular Unilavras.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1921

Biografia do Autor

Márcio Barbosa de Assis, Universidade Federal de Lavras
Especialização em Gestão Pedagógica de Empresas pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) - Lavras, MG - Brasil. Bibliotecário/Documentalista da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Mila Lamounier Palhares, Centro Universitário de Lavras
Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (FUOM) – Formiga, MG - Brasil. Bibliotecária do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS)
Publicado
2017-10-19
Seção
Resumos de artigos científicos