Gestão do conhecimento e saber nas bibliotecas universitárias: reflexões de importância na contemporaneidade

  • Regina Celia Baptista Beluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Danielli Santos da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Resumo

Apresenta-se revisão da literatura especializada acerca da gestão do conhecimento e do saber nas Bibliotecas Universitárias (BU’s) possibilitando reflexões sobre a importância dessas instituições na contemporaneidade, uma vez que essa área de gestão pode ser considerada um dos principais elementos da economia na atualidade. Em face deste cenário a informação passa a ser elemento indispensável à formação critica e exercício da cidadania para todos os indivíduos, portanto, as BU’s assumem um novo papel, visto que não devem limitar-se aos muros da universidade sendo responsáveis por toda a comunidade na qual estão inseridas. O modus operandi necessário ao pleno desenvolvimento das BU’s tem como elemento central o profissional da informação. Ressalta-se que para a compreensão de todo o processo que envolve as BU’s e a gestão do conhecimento e do saber nas mesmas, é preciso haver uma adequada diferenciação dos elementos: saber, informação e conhecimento. A abordagem da gestão do conhecimento com a apresentação de seus mais relevantes conceitos, bem como o apontamento do cenário atual são propostos neste artigo que apresenta, ainda, como ocorre o processo de criação do conhecimento nas BU’s e a adoção de referências e melhores práticas para este fim. O arcabouço teórico apresentado tem como objetivo possibilitar o estabelecimento de inter-relação entre a gestão do conhecimento e as BU’s, evidenciando a importância da gestão do conhecimento rumo ao saber como uma lógica organizacional e uma nova conduta de gestão a ser adotada nas BU’s brasileiras.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Bibliotecas universitárias. 

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28364/17906

Biografia do Autor

Regina Celia Baptista Beluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Danielli Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Mestre em TV Digital: Informação e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos