O papel da empresa jr no desenvolvimento de competências de seis integrantes: um estudo com ex-membros da EMAD JR

  • Nicoline Pinheiro Fernandes Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
  • Francielle Molon da Silva Professora da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Resumo

A participação em empresas juniores tem como finalidade o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é analisar como o desenvolvimento das competências identificadas na avaliação de desempenho da Emad Jr. é percebido pelos ex-membros dessa organização, identificando as competências que eles consideram ter sido desenvolvidas por participarem da empresa júnior, comparando as competências desenvolvidas nos exmembros com as projetadas pela avaliação de desempenho da Emad Jr., e identificando como os mesmos que estão exercendo atividade profissional acreditam que as competências adquiridas na empresa júnior contribuíram para o seu crescimento no ambiente de trabalho. Para atingir esses objetivos, realizou-se inicialmente uma entrevista com o Diretor de Gestão de Pessoas da Emad Jr., e, posteriormente como instrumentos de coleta de dados foram consideradas a análise de fontes documentais e a aplicação de questionários aos egressos da empresa júnior. Assim, a pesquisa teve como principais resultados o fato de que as competências adquiridas na empresa júnior auxiliaram os ex-membros para o seu crescimento no ambiente de trabalho. Com isso, o presente trabalho demonstrou que as empresas juniores podem favorecer o desenvolvimento de competências nos acadêmicos, no caso da Emad Jr., os egressos desenvolveram as competências que a empresa busca desenvolver, e reconhecem a contribuição da mesma na sua vida pessoal e profissional. Além disso, a pesquisa ressaltou a implementação da gestão por competências, seus benefícios aos empresários, e a contribuição da mesma no desenvolvimento dos funcionários.

Palavras-chave: Competências. Desenvolvimento de Competências. Empresa Júnior

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/27987/17908

Biografia do Autor

Nicoline Pinheiro Fernandes, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. E-mail: nicolinefer@gmail.com
Francielle Molon da Silva, Professora da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos