Cenários prospectivos para implantação de comunidades de prática em unidades de contabilidade em universidades públicas

  • Suzana de Lucena Lira Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira de Araújo Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver a informação estratégica por meio da construção de cenários prospectivos para proposição de uma comunidade de prática (CoP) na área contábil de universidades públicas, como ferramenta para auxiliar na gestão do conhecimento. Apresenta diferentes perspectivas da literatura para implementação de ferramentas de gestão do conhecimento e comunidades de prática. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, com a utilização de abordagem quali-quantitativa e uso de um método de cenário prospectivo. Como suporte metodológico para desenvolvimento dos cenários utiliza o método proposto por Godet. Com as informações identificadas e inferências propostas pelo método, foram desenvolvidos três cenários com base nos indicadores prováveis: um cenário otimista, onde a CoP se configura como uma idéia bem aceita e de importância para a área; um cenário que requer reflexão antes de qualquer implantação; e, outro cenário de visão pessimista com a sugestão de não implementação de CoP. Como resultado este trabalho oferece subsídios aos gestores interessados em implantar uma CoP em unidades contábeis, os cenários elaborados permitem ordenar etapas futuras e podem auxiliar no planejamento estratégico e na tomada de decisão.

Palavras-Chave: Gestão da informação e do conhecimento. Comunidade de prática. Cenário prospectivo. Informação estratégica.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33457/17914

Biografia do Autor

Suzana de Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos