Competências gerenciais: uma perspectiva dos gestores das empresas do agronegócio

  • Lidiane Cássia Comin Faculdade FAT-Faculdade e Escola, Tapejara, Brasil.
  • Eliana Andrea Severo Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
  • Camila Fortuna Dall Agnol Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
  • Luciane Soares de Medeiros Universidade Luterana do Brasil, Carazinho, Brasil.
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as competências gerenciais sob a percepção dos gestores em suas tomadas de decisões. A fundamentação teórica apresenta uma breve discussão dos conceitos de competências que auxiliam no entendimento do estudo. A coleta dos dados foi realizada com 149 gestores de empresas que atuam no setor do agronegócio, a técnica utilizada para análise destes dados foi a análise fatorial exploratória, sendo possível a extração de seis fatores principais que agruparam as variáveis do estudo de forma diferenciada ao modelo inicial do estudo proposto, criando assim uma nova escala estatística que pode ser utilizada em futuras investigações empíricas para mensurar as competências gerencias em diferentes contextos de estudo. Corroborando com a literatura, o estudo apresenta um framework identificando seis dimensões pelas quais os gestores percebem e reconhecem as competências necessárias no processo de gestão das empresas do agronegócio. Assim, conclui-se que uma gestão de pessoas integrada propicia para o alinhamento entre os interesses da empresa e dos funcionários, impactando de forma positiva no desempenho da mesma.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Competências Gerenciais. Agronegócio.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/27928/17917

Biografia do Autor

Lidiane Cássia Comin, Faculdade FAT-Faculdade e Escola, Tapejara, Brasil.
Mestre em Administração pela Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil. Professora da Faculdade FAT-Faculdade e Escola, Tapejara, Brasil.
Eliana Andrea Severo, Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
Camila Fortuna Dall Agnol, Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
Mestre em Administração pela Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil.
Luciane Soares de Medeiros, Universidade Luterana do Brasil, Carazinho, Brasil.
Mestre em Administração pela Faculdade Meridional de Passo Fundo, Brasil. Professor da Universidade Luterana do Brasil, Carazinho, Brasil.
Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos