Gestão do conhecimento nas organizações: uma aprendizagem em rede colaborativa

  • Katia Costa de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Juliana Johann Universidade de Brasília, Brasil.
  • Patrícia Passeri Valentim Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Patrícia Scott Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento (GC) em organizações de natureza hipertexto, onde o conhecimento é gerado em diferentes contextos interconectados e as estruturas burocráticas convivem com grupos de projetos desenvolvedores de novas soluções. Primeiramente, o estudo preocupou-se em definir o que é Gestão do Conhecimento e a forma como se comportam três tipos de organização (top down, botton up e middle-up-down) na criação do conhecimento. Em seguida, as características do modelo middle-up-down, também conhecido como hipertexto, serviram de base para a condução de entrevistas semiestruturadas, de acordo com a metodologia Investigação Apreciativa, com gestores envolvidos em projetos relacionados à GC em três organizações do setor industrial. O resultado mostrou que as empresas apresentam diferentes níveis de maturidade para implantação da Gestão do Conhecimento e quais áreaschave são propulsoras de GC nas organizações (Comunicação, Tecnologia da Informação, Projetos e Recursos Humanos). Essa análise também revelou as práticas de gestão do conhecimento que podem ser utilizadas para compartilhar, proteger, criar e organizar conhecimento. Por fim, o levantamento deu origem à ideia de desenvolver uma plataforma batizada de Colabore, para promover a troca e o aprendizado em rede sobre o assunto, haja vista que o diferencial competitivo das empresas na sociedade do conhecimento está na capacidade de aprendizagem de seus colaboradores, na geração de conhecimento, que aumenta exponencialmente a inteligência coletiva das organizações, possibilitando a inovação de produtos e serviços.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Colaboração em rede. Aprendizagem organizacional.

Link:http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33294/17297

Biografia do Autor

Katia Costa de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Juliana Johann, Universidade de Brasília, Brasil.
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Brasil.
Patrícia Passeri Valentim, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Patrícia Scott, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos