Liderar, ensinar e apoiar:o papel e a expertise do bibliotecário escolar da Flórida para uma reflexão no contexto brasileiro

  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Resumo

O artigo apresenta dados sobre os bibliotecários e as bibliotecas escolares do estado da Flórida (Estados Unidos) com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a formação do bibliotecário brasileiro. Os dados foram obtidos através de dois métodos: a observação simples, com a participação em uma conferência anual da associação de bibliotecários do estado da Flórida, conhecida como Florida Association of Media in Education (FAME) e a análise documental de vários guias que norteiam os bibliotecários daquele estado: o ExC3EL – conjunto de documentos que apresenta diretrizes para organização e avaliação da biblioteca e de seu programa educativo; o READS – conjunto de documentos que oferece um programa sistematizado de leitura para ser desenvolvido conjuntamente entre professores e bibliotecários; e o FINDS – conjunto de documentos que oferece um programa sistematizado de habilidades a serem desenvolvidas com os alunos a fim de estimular a competência informacional e o aprendizado através da busca de informações. Observou-se que os bibliotecários escolares da Flórida são professores e, na maioria dos casos tem dupla formação, uma graduação em alguma área do conhecimento (com licença para ensinar) e a pós-graduação em biblioteconomia ou ciência da informação. Eles consideram suas principais funções liderar, ensinar e apoiar. No contexto brasileiro, o bibliotecário (graduado em biblioteconomia) tem formação generalista (para atuar em qualquer tipo de biblioteca ou serviço de informação) e, para lidar com crianças e jovens e exercer um papel de visibilidade na escola, certamente teria benefícios de uma formação específica voltada à área educacional. Palavras-chave: Bibliotecário escolar. Leitura. Competência Informacional. Formação do bibliotecário escolar. Link: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/123160/125586

Biografia do Autor

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação daUniversidade Federal de Minas Gerais – UFMG.Professora visitante da School of Informationda Florida State University – FSU
Publicado
2017-11-23
Seção
Resumos de artigos científicos