A biblioteca pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea

  • Bruna Lessa Universidade Federal da Bahia
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia

Resumo

Estudo crítico da literatura da área da Biblioteconomia. Ciência da Informação e Sociologia para reflexão do papel social da biblioteca pública na contemporaneidade, com o objetivo de identificar e analisar sua função de mediadora cultural e da informação. Ao refletir sobre a mediação cultural, suas implicações sociais e conceituais, situa a biblioteca pública como espaço social dessa ação ao realizar a mediação da informação. Discutindo as possibilidades de atuação da biblioteca pública, aponta seu potencial transformador ao representar um espaço de encontro e de diálogo em meio a diversidade cultural e de dispositivos tecnológicos, que diversificam o modo de produção e circulação dos bens culturais, passando a se caracterizar como uma espécie de “empório de ideias”, que também deve permitir o conforto da permanência do usuário. Conclui que a biblioteca pública na atualidade é convidada a repensar sua atuação enquanto espaço de mediação da informação que tanto preserva a memória social quanto oferece as condições para a criatividade e produção cultural, assegurando que o respeito à diferença seja o motor do protagonismo social e do respeito e exercício da cidadania.

 

Palavras-chave: Biblioteca pública - Mediação da informação. Biblioteca pública– Mediação cultural. Biblioteca pública – Função social.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30765


Biografia do Autor

Bruna Lessa, Universidade Federal da Bahia
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. E-mail: lessbruna@gmail.com.
Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. E-mail: henriettefgomes@gmail.com.artigo
Publicado
2017-11-23
Seção
Resumos de artigos científicos