Pessoas, cultura e estrutura organizacional: aplicação do framework gc@bu na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto
  • Leonardo Ripoll
  • Fernanda Guimarães
  • Roberta Moraes de Bem

Resumo

A Gestão do Conhecimento em Bibliotecas universitárias vem atender a uma demanda de soluções inovadoras de gestão, o que possibilita novas perspectivas, comportamentos e atitudes contemporâneas para o bibliotecário no desenvolvimento de sua profissão. O presente artigo relata a experiência da biblioteca universitária da Universidade Federal de Santa Catarina na aplicação do Framework GC@BU em que são disponibilizados critérios de verificação para avaliação dos serviços e proposição de melhorias. Neste, foram analisados os elementos relativos ao “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” (elemento Pessoas, Cultura e Estrutura organizacional), na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Os critérios do GC@BU foram debatidos quinzenalmente por uma comissão permanente, nomeada pela Instituição, com a finalidade de implantar práticas e projetos de gestão do conhecimento para a melhoria do fluxo e mapeamento de informações e conhecimentos no sistema de bibliotecas. Verificou-se que a maioria dos elementos teve avaliação positiva, ademais, grande parte das ações propostas está com encaminhamentos avançados propiciando melhoria dos mesmos.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Framework GC@BU. Gestão de pessoas. Cultura organizacional.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30721


Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bbibliotecária-Chefe da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mil: tatiana.rossi@ufsc.br.

Marli Dias de Souza Pinto
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: marli.dias@ufsc.br.
Leonardo Ripoll

Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bibliotecário da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: leonardo.ripoll@ufsc.br.

Fernanda Guimarães
Especialização em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil. Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: fernanda.g@ufsc.br.
Roberta Moraes de Bem
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Diretora da Biblioteca Universitáris da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: roberta.bem@ufsc.br.
Publicado
2017-11-23
Seção
Resumos de artigos científicos