Biblioteca universitária e os indicadores do SINAES: estudo do caso da Universidade de Brasília

  • Flor de María Silvestre Estela Universidade de Brasília, Brasil
  • Murilo Bastos da Cunha Universidade de Brasília, Brasil

Resumo

Este trabalho pretende obter resposta à seguinte questão: A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) atende a todos os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para o bom atendimento das necessidades de informação de seus usuários? A metodologia adotada neste trabalho foi a análise ocumentária a partir de fontes de informações, documentos da Universidade de Brasília (UnB) e das publicações geradas pela Comissão Própria de Avaliação, no período 2014, para dar resposta às dimensões dos instrumentos de avaliação do SINAES, a saber: instalações físicas; instalações para o acervo e funcionamento; informatização. Tem-se por pressuposto que se essas dimensões não forem cumpridas, o público-alvo da BCE/UnB deixará de ser usuário e se converterá em não-usuário, tendo em vista não ter conseguido satisfazer suas necessidades de informação naquela biblioteca. Os resultados dos indicadores mostram que a BCE/UnB não está contribuindo no processo de ensino, extensão dos estudantes da UnB.

Palavras-chave: Avaliação de biblioteca. Biblioteca universitária. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Universidade de Brasília.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32416



Biografia do Autor

Flor de María Silvestre Estela, Universidade de Brasília, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Mestre em Políticas Públicas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru. E-mail: silvestreestela@gmail.com.

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília, Brasil

Doutor em Library Science pela University of Michigan, Estados Unidos. Professor permanente  do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca Digital CNPq, Brasil. E-mail: murilobc@unb.br.

Publicado
2017-11-23
Seção
Resumos de artigos científicos