Informação e educação no ensino superior

Autores

  • Lilian Viana Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
  • Ivete Pieruccini Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39241

Resumo

No cenário informacional contemporâneo as perspectivas de acesso avolumam-se, mas, por outro lado, a construção de significações torna-se cada vez mais complexa num mundo em que a informação parece ter sido colocada como valor acima do conhecimento. O ensino superior é espaço privilegiado à construção do conhecimento, instância capaz de promover mudanças sociais na medida em que considera o saber sob o prisma do direito do cidadão. Questionar sobre a educação para a informação no ensino superior implica compreender se há condições de possibilidade para o desenvolvimento de ações que coloquem o sujeito em relações dialógicas com o conhecimento. A pesquisa em causa, a ser desenvolvida a partir da abordagem da Infoeducação, propõe-se a estabelecer proposições teórico-metodológicas que possam contribuir para o desenvolvimento de ações infoeducativas no ensino superior, portanto, considerando as dinâmicas de apropriação dos saberes informacionais pelos sujeitos, levando em conta suas dimensões individual e social, subjetiva e objetiva, intersubjetiva e relacional.

Palavras chave: Infoeducação. Informação e Educação.Ensino superior.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/752

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Biografia do Autor

Lilian Viana, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Doutoranda no PPGCI-ECA-USP. Bibliotecária na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Ivete Pieruccini, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Professora Doutora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos