O impacto da sociedade da informação no processo de desenvolvimento

Autores

  • Kilma Gonçalves Cezar Universidade de Brasília
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39300

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da importância da sociedade da informação no processo de desenvolvimento, a partir dos pressupostos do pensamento pós-moderno e de breve revisão comentada das novas estruturas geradas com o advento do novo paradigma econômico-tecnológico da informação. Os autores concluem que, diante do predomínio da lógica de redes, inerente à sociedade da informação, as redes sociais se traduzem em instrumentos político-socioeconômicos os quais impactam o processo de desenvolvimento. Palavras-chave: Informação. Redes. Desenvolvimento. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/34305/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilma Gonçalves Cezar, Universidade de Brasília

Doutora em Desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, Brasil. Tem vínculo de trabalho com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil. Pós-doutoranda na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil.

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professor Investigador da Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos