Difusão científica na Amazônia: análise das ações de fomento em ciência, tecnologia e inovação no Estado do Pará

Autores

  • Monique Helen Cravo Soares Farias Universidade do Estado do Pará (UEPA) http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • Macele Kyvia Araújo Bührnheim Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
  • Paulo Henrique Rocha Cunha Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
  • Marta Helenise Maia Amorim Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39468

Resumo

A formulação e a implementação de políticas de ciência, tecnologia e inovação consistentes e adequadas às necessidades nacionais representam papel fundamental na garantia do desenvolvimento socioeconômico e na superação dos problemas do país. Ao longo das duas últimas décadas, movimentos de descentralização das atividades de fomento federal à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) vêm ocorrendo com o estabelecimento de diversas parcerias entre instituições federais e estaduais. Isso resultou na criação das fundações de amparo à pesquisa (FAPs), que se caracterizam como categoria específica de fundação, viabilizando recursos para a pesquisa em CT&I. Assim, o objetivo deste estudo é possibilitar a compreensão da atuação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) enquanto ferramenta de apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão, subsidiando assim o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico no estado do Pará. Para seu desenvolvimento, a pesquisa realizou levantamento bibliográfico através de artigos científicos, legislações e relatórios institucionais. Os aspectos teóricos e conceituais foram utilizados para analisar a relevância e potencial das fundações de amparo à pesquisa de âmbito estadual à luz da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Palavras-chave: Desenvolvimento científico. Fundações. Pesquisa. Projeto.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4099

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Helen Cravo Soares Farias, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – PA - Brasil. Técnica em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação - Administração na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) -Belém, PA - Brasil.

Macele Kyvia Araújo Bührnheim, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Especialista em Auditoria e Controladoria Interna pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Coordenadora de Acompanhamento e Execução de Projetos na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Paulo Henrique Rocha Cunha, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Brasil. Diretor de Operações Técnicas na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Marta Helenise Maia Amorim, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Especialista em Gestão Sustentável de Municípios pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - PA - Brasil. Coordenadora de Estudos Ambientais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos