Diálogo entre as dimensões da competência em informação e os cursos de graduação em arquivologia do sul do brasil

Autores

  • Fernanda Frasson Martendal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eva Cristina Leite da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39766

Resumo

Este estudo busca identificar em que medida as quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política) relacionam-se ao perfil desejado para os egressos dos cursos de graduação em Arquivologia de três universidades do sul do Brasil: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No tocante aos aspectos metodológicos, identifica-se como pesquisa exploratória, documental e bibliográfica e propõe-se a pensar a Arquivologia como ciência que contempla aspectos teóricos, práticos, imbuídos de diretrizes e diálogos entre os profissionais, os acervos e seus usuários. A pesquisa considerou que as quatro dimensões da competência em informação estão relacionadas ao perfil dos egressos constantes nos Projetos Pedagógicos das três universidades pesquisadas e que tal ponderação contribui para pensar a Arquivologia em seu macro espaço.

Palavras-chave: Competência em informação. Arquivologia. Dimensões da competência em informação. Perfil dos egressos do curso de graduação em Arquivologia.

Link: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69952/41370

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Biografia do Autor

Fernanda Frasson Martendal, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos